terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pão-Por-Deus


Hoje, é o dia de bater-de-porta-em-porta com a música - Bom dia! Pão por Deus!! - Música que soava tão bem aos meus ouvidos... melhor ainda quando via o meu saquinho cheinho, cheinho como só ele. Sem falar quando a minha carteira ficava pesadinha com os tostões. Gostava bastante desse tempo...
Hoje em dia, já crescidota e, por mais incrível que possa parecer, desde que tenho casa, nunca tive uma única criança que viesse bater-me à porta. Nunca! No entanto, para mim é pena, confesso.
Porém, há quem não goste de ser incomodado/a nesse dia, logo pela manhã pelas crianças afoitas e expectantes pelo dia, mas esquecem-se que um dia, também já foram crianças e fizeram, exactamente a mesma coisa, ou outras que tais.
Por tudo isto e até muito mais que deixo o meu contributo, (aqui).

Bom feriado!

12 comentários:

  1. Belo post.
    Hoje, as crianças não têm "pouco" a noção do pedir.
    Quase sempre os pais dão, sem que eles precisem.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia essa tradição, confesso... mas sim, as crianças de hoje em dia não sabem tanta coisa nem sequer vão saber. Principalmente porque os adultos não ajudam.
    Bom Feriado :) *

    ResponderEliminar
  3. Por acaso, foi coisa que nunca fiz e só há cerca de 2 ou 3 anos, é que ouvi falar disso pela primeira vez.
    Mas não me importo que as criancinhas venham pedir pão por Deus! Acho uma tradição bonita e a manter.

    ResponderEliminar
  4. quando era pequena também ia pedir o "Bolinho" adorava :)

    ResponderEliminar
  5. Tão bom que é recordar o passado!!Aqui pelos Algarves, pelo menos onde moro, não há essa tradição, é uma pena =/

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Eu fui acordada às 8 da manhã por jovens maiores que eu...com idade para trabalhar nas obras e barba feita a gritar pão pão pão (nem sabiam por quem)...escusado será dizer que de pijama e ramelas gritei: "Aqui não há pãooooooooooo"

    foi um bom começo de dia --'
    Tem um excelente feriado!*

    ResponderEliminar
  7. Valho-nos alguém que se lembra da tradição em detrimento de costumes importados. Parabéns.
    Com um ramo de :-)

    ResponderEliminar
  8. Acho que brevemente será "Pão-por-Troika"!! :P

    beijo
    Sutra

    ResponderEliminar
  9. desejo,

    Tens razão, sem dúvida! :)

    Palavra,

    :S Infelizmente...

    Paula e Miss Muder,

    Nem imaginas o que perdeste! ;)

    Palco,

    :D

    Pretty,

    Acredita. :(

    60 sinais,

    Risos... imagino a cena. :)

    Yellow,

    :D

    Sutra,

    Risos... mesmo!! :S

    Kiss

    ResponderEliminar
  10. Eu adorava :D
    A mais pequenina que aqui passou este ano tinha 3 anos :) adorável

    ResponderEliminar
  11. adorei o meu feriado, mal posso esperar pelos que aí vêm ;D

    Beijinho * Monstros no Armário

    ResponderEliminar

"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo".♥ - Fernando Pessoa

A essência que queres partilhar comigo é?...